Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O tal Pundonor Militar

Algumas coisas na vida de tão dramática se torna cômica, no Exército tudo pendia para o lado cômico e se assim não fosse era dramático por excelência.
Um Soldado a quem não mais recordo o  nome  mas ainda tenho a fisionomia do sujeito em minha mente, um cara magro, feio e com um nariz de turco ou equivalente fora flagrado fumando um enorme cigarro de maconha na guarita durante o serviço de guarda. Cigarro é simpatia da minha parte dizer estava mais para um charuto tamanho família.
Pego e preso fora expulso e no documento que por ser confidencial veio parar em minhas mãos indevidamente li algumas palavras que nunca mais sairam de minha mente, era citado como tal atitude do Soldado havia ferido a Honra e o Pundonor Militar.
Besteira tais palavras, Honra o tal Soldado poderia até saber, Pundonor dúvido que ele não sabia e por ser uma palavra não bonita fui ao dicionário e vi o seu significado que não era nada do que Brio ou Sentimento de Dignidade, enfim se podem complicar por que facilitar?
Um ano antes outro Soldado foi pego com um cigarrinho do capeta e o Coronel Morata, então comandante da Unidade não expulsou o Soldado infrator por não achar justo punir tão severamente um jovem que teria a vida toda pela frente.
Mesma Unidade e Comandantes diferentes e atitudes também, desde que Salve o Pundonor, tudo é válido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário