Powered By Blogger

domingo, 3 de julho de 2011

Amigo Personagem II


Meus amigos personagens não provém somente de livros, acontece vez ou outra surgir através de um conto, crônica e filmes.
Um dos personagens que sem explicação fiquei amigo dela foi a Lucimar do filme Joelma, 23º Andar, de 1979.
No ano de 1998, aluguei este filme em VHS, assisti uma vez, achei um filme água com açúcar, estilo sessão da tarde. Não sei porque cargas d'água assisti outra vez e ainda não contente assisti pela terceira vez, no final das contas gostei muito do filme.
Baseado na psicografia de uma personagem vítima do incêndio no edifício Joelma, que faz parte do livro “Somos Seis”, do Chico Xavier.
A personagem Lucimar é sensata e inteligente, gosta da vida e sabe conduzir a sua sem exageros e mentiras. Essa personagem despertou-me a curiosidade para ler a psicografia de Volquimar Carvalho dos Santos para seus entes queridos.
Após a leitura do livro gostei muito da forma como ela se dirige a mãe, simples, firme e objetiva, sem o sentimentalismo que geralmente acontece em algumas psicografias.
No último dia primeiro Volquimar iria completar quase meio seis décadas de vida, porém o destino a ceifou a vida em plena juventude. Isso não foi o suficiente para matá-la, ela continua mais viva do que nunca, em busca rápida pela internet sempre encontramos matérias ou a psicografias dela, o filme ajudou a imortalizá-la e divulgar o espiritismo.
Hoje sei, através das psicografias de Chico Xavier, que a vida continua, ela só se transforma e que pelos pensamentos estamos mais unidos do que nunca, o túmulo não é o fim.
E, os que partem não está a beira da libertação para o mundo e sim a margem da vida espiritual.
Feliz aniversário, minha amiga personagem.

4 comentários:

  1. O talento vem de DEUS e é a mais pura verdade!

    Você sempre fez seus trabalhos com esforço e dedicação, o seu blog está cada dia mais cativante, ver os seus arquivos ja virou um hábito, pois cada vez que faço isso lembro-me de você como um filme que passa em minha mente, e aí a admiração aumenta!
    Amo te ver sorrindo me faz voltar a infancia .
    Beijos e Parabéns (seu blog é um espetáculo)
    Luciana Martins

    ResponderExcluir
  2. Como não se comover com a história da Volquimar-Lucimar? Não é necessário ser espírita para se identificar com algumas das características da jovem bonita e esforçada que foi-se no dia de seu nascimento (nasceu e faleceu num dia 1º... Coincidência?).
    Conheci essa minha amiga-personagem ao ler a sinopse oficial de "Joelma 23ºAndar", em meados de 2000, quando eu tinha apenas 14 anos. Fiquei fascinada com o que o texto dizia, e o filme acabou se tornando um dos meus favoritos, mesmo tendo assistido onze (sim, onze!!!) anos depois! E olha que, geralmente, não sou de gostar de um filme só de ver a sinopse.
    Volquimar, se ainda estivesse na vida física, estaria na casa dos 60 anos... Me passa na mente que talvez se tornaria uma professora catedrática e respeitável na sua área. Mas a vida está muito além de títulos profissionais que engrandecem seres humanos apenas enquanto humanos. Nossa amiga-personagem, para mim, é um misto de Fênix e Joana D'Arc, que a Beth Goulart soube interpretar muito bem.
    Enfim, não importa a crença religiosa ou as ideias, se o mundo vestisse a camisa da fé na vida que Volquimar, Chico Xavier e tantas outras almas brilhantes vestem, a humanidade não padeceria tanto com temor de si mesma.

    Parabéns pelo blog e pelas postagens, mas fiquei emocionada especialmente por esta, lógico!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. Ariane, fiquei feliz ao ler tua mensagem e mais surpreso pela quase coincidência de termos contato com a história da Volquimar quase ao mesmo tempo. eu já conhecia a história do Edifício Joelma, a história da Volquimar só fiquei sabendo quando assisti ao filme, coisa que desde então assisto. Tenho o DVD e sempre que posso assisto.
    Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. No último dia 1°, completou-se 39 anos dessa terrível tragédia, e o filme foi exibido na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na sessão alternativa da meia-noite. Pena que eu moro longe demais! Eu não assisto este filme para explorar a temática do horror, que ainda é muito forte, mas do renascimento, do exercício da espiritualidade, independentemente de religião.
    Por outro lado, estou muito sentida por outro sinistro - o da boate de Santa Maria. Toda vez que penso que a maioria dos mortos eram universitários e estavam na flor da idade, me recordo automaticamente da Volqui. Com tanta vida pela frente, cheios de sonhos e esperanças... Espero que Deus esteja com todos eles e com suas famílias.

    ResponderExcluir