Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Melhores Amigos


Em um dos textos do ator Charlie Chaplin ele cita que não pode escolher quem o trouxe ao mundo , mas pode escolher seus amigos.
As vezes nossos amigos também não são escolhas pessoais, para fazer um amigo depende de uma série de fatores e outras vezes não depende de nada, simplesmente acontece e quando percebemos temos um amigo para o resto da vida, mesmo que nunca mais os vemos, fica guardado aquela sensação boa e sempre que ocorre um reencontro era como se fosse ontem que o vimos partir.
Fiz bons amigos, alguns à tempos que não os vejo outros encontro sempre. Com o passar do tempo fiquei mais seletivo e mesmo assim não imponho um currículo para as pessoas serem meus amigos.
Deveras amigo não precisa ser convocado, se apresenta como voluntário e quando menos esperamos é nessa hora que nos surpreende com um sorriso e olhar de confiança.
Na época do colégio meus melhores amigos Fábio de Araújo Silva e Fábio Rodrigues de Oliveira não os vejo a muito tempo e quando revi o primeiro Fábio alguns anos atrás foi uma imensa alegria de ambas as partes. Esses amigos que não vejo foi companheiros de estudo e aprendizados num momento crucial da vida adolescente.
Já no primeiro emprego uma pessoa que considero minha primeira amiga mulher foi a Roseli Dantas Duarte, além de ser uma pessoa generosa foi quem no momento de grande dificuldade estendeu braços amigos e me amparou, ensinando o essencial de um bom profissional. Não esqueço do dia em que perguntei como fazia para resolver um problema e ela sem se perturbar disse que não havia lido e que deveria voltar e ler com atenção, só depois de muito tentar fui e tirei a dúvida, no que ela prontamente tirou minha dúvida, e ainda me ensinou que ao invés de fazer perguntas, tenho que tentar fazer primeiro e perguntar somente para esclarecer minhas dúvidas.
Alguns amigos da família tem meu carinho especial, como a Ana Maria e a saudosa Berenice, entre outros.
Nos tempos atuais tenho dois amigos que sempre que posso me encontro com eles, um é o Tenente Rondon e a outra é a Sandrinha, duas pessoas incríveis, sei que sou suspeito para falar deles.
Mas cada um tem sua particularidade, o Tenente é do tipo bugalu – amigo grandão – ele é todo coração e já fez muito por mim, toda vez que solicitei alguma ajuda ele sempre prontamente me escuta e faz o que está em suas possibilidades, sendo muitas vezes um pai. Já a Sandrinha não, é uma pessoa boa, carinhosa, um encanto e que sabe coisas que nem o meu travesseiro sabe, um verdadeiro ombro amigo, do tipo que consola nos momentos de angustias e ri as gargalhadas pelas minhas faltas cometidas. É uma amiga tão boa que discutimos a relação como todo bom casal.
Em se tratando de amigo não posso deixar de citar outros grandes amigos, um deles o Seu Pedro, um senhor que quando vinha do colégio parava no portão da casa dele e ficava conversando até retornar para casa e que anos depois descobri que ele e sua esposa não sabia meu nome e achava que me chamada Félix. No Exército, o Valmir, o Elói e tantos outros companheiros de infortúnio e felicidades serão sempre meus amigos mesmo ainda sem vê-los.
Seja por escolha ou não, sei que todas essas pessoas influenciaram minha vida positivamente e deixaram um salto de satisfação e saudade e os que convive comigo só acrescenta mais e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário