Powered By Blogger

domingo, 26 de junho de 2011

Amigo Personagem


Quando li "Feliz ano Velho", do Marcelo Rubens Paiva, que havia comprado em uma Sebo, era uma edição que não havia a foto do autor. Durante a leitura do livro gostei tanto da história que imaginei o personagem igual ao autor, como veria depois em uma revista.
Não foi a única vez que fiquei amigo do personagem do livro que estou lendo, aconteceu outras vezes. Carlos Lodi, também se tornou meu amigão durante a leitura de suas reminiscências, fato que já narrei em outra cronica.
Agora estou lendo as melhores histórias de Fernando Sabino e já me tornei amigo dele também, a cada história é como se fossemos amigos de infancia. Durante suas histórias, ele cita um personagem que nunca li nada dele, mas que o conheço através do meu escritor favorito, Nelson Rodrigues, é o nada menos que o jornlista Otto Lara Resende, não sei se era um gênio como o Nelson e o Sabino assim o classifica, me parece pelo menos que era uma pessoa inteligente e divertida de ter por perto.
Ainda não tive coragem de ler nenhum texto dele, medo de não ver nenhum ser tão genial ou simplismente não gostar e pronto.
Graciliano Ramos, Jorge Amado, João Guimarães Rosa e Ubaldo Ribeiro são escritores geniais que não me tornei amigo de nenhum dos personagens deles, sendo que tanto a narrativa como os personagens considero de uma maestria sem igual, talvez falte neles a simplicidade dos marinheiros de primeira viagem ou a naturalidade de abordar temas do cotidiano de uma maneira simples, rápida e objetiva, como um bom jornalista sabe fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário