Powered By Blogger

domingo, 14 de agosto de 2011

Dias dos Pais ou Má Criação


Já vi algumas cenas que embrulhou meu estomago, algumas realmente me deixou enojado com tamanha crueldade da situação.
Era final de semana, próximo da avenida 9 de julho, vi um morador de rua retirar de dentro de um saco de lixo macarrão e transferir para outro saco para depois comer.
Fiquei ao mesmo tempo sem ação e com o coração partido. Outras vezes ocorreu o mesmo sentimento, só que acompanhado de indignação.
Quase todos filhos em algum momento da vida já se sentiu revoltado com os pais, mas nada que não seja passageiro e a vida continua. Alguns casos de divergências entre pais e filhos vão parar nas páginas policiais, independente da classe social.
Trabalhei com um rapaz que tinha vergonha do pai que tinha, só porque era feirante e certa vez chegou a maltratar o pobre senhor só porque foi levar o alimento que o lazarento havia esquecido em casa. Hoje, alguns anos depois deparo desta vez com uma garota que sempre que pode maltrata a mãe por telefone, lembrando-me as velhas histórias dos filmes do Mazzaropi.
A atriz Bette Davis disse “Se você nunca foi odiado por seu filho, então você nunca foi pai”, ser pai não é ser amigo e a responsabilidade que eles carregam para nos direcionar no caminho certo é um fardo pesado.
Já tive raiva dos meus genitores e mesmo tendo minha diferença não costumo tratá-los mal na frente de estranhos ou conhecidos, posso ser imprudente muitas vezes com eles, perdendo a paciência e fazendo tudo o que eles não ensinaram e de certo desaprovam.
Talvez no berçário quando nascemos nossos pais recebem uma cartilha com indicações de como ser pais e infernizar a vida dos filhos, aprontando tudo o que os pobres infantes não aprovam, mesmo sendo para o próprio bem e a maneira de irritar-nos. Afinal, conheço os meus pais a tanto tempo que sei que tudo o que eles fazem e aprontam são pensando alguma coisa, menos em mim, brincadeira.
De certo seremos no futuro como nossos pais com as mesmas qualidades e defeitos como já cantava Elias Regina.
Criamos a ilusão que nossos pais são os super heróis capazes de resolver todos os problemas e que estão imunes aos maus comuns que todos somos sujeitos.
Nada poderá fazer para nos proteger pela vida toda, cada um de nós tem a responsabilidade de seguir o caminho ou o destino como muitos acreditam existir, sem medo de errar e com a convicção de cada ensinamento foi nos concedido para sermos melhores sempre e parte fundamental do que somos é legado para nós por essas pessoas especiais que são nossos pais.
Tive a sorte de não ter uma mãe, ter várias e não ter um só pai, ter outros que me trataram e continuam tratando como um verdadeiro filho, muitas vezes como filho caçula, coisa que nunca fui.
À todos os pais que participaram da educação dos teus filhos e dos filhos dos outros também, Feliz Dias dos Pais!!!
PS: E aos pais que não dedicaram nenhum tempo aos filhos, vão para o inferno!!!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário