Powered By Blogger

domingo, 8 de fevereiro de 2015

ODETE LARA


Escrever qualquer coisa sobre a atriz Odete Lara chega a ser redundância, falar de suas qualidades de atriz, escritora não é novidade para ninguém. Há muito tempo que admiro os filmes que ela atuou e os livros que escreveu, li as biografias, ‘Eu Nua’, ‘Minha Jornada Interior’, ‘Meus Passos em Busca da Paz’ e 'Vazios e Plenitudes - Reflexões e Memórias', cada uma de maneira particular.

De todos os filmes que atuou sempre fiquei admirado com sua participação no filme ‘Arara Vermelha’, de 1957 sob direção de Tom Payne.  É um dos primeiros da sua extensa filmografia e por algum motivo qualquer quase nunca citado, mas a presença de Odete Lara e Anselmo Duarte cria uma certa aura sofisticada ao filme. Os filmes ‘Noite Vazia’ e ‘Boca de Ouro’ dispensam comentários, já nasceram ótimos e sua interpretação em ambos condiz com tudo que já conhecemos. Há também outros filmes que atuou que também admiro como o filme ‘Câncer’ do Glauber Rocha ou ‘O Princípio do Prazer’ do Luiz Carlos Lacerda, mais pela estética do filme que sua participação em ambos.

As biografias cada uma me vez vê-la de maneira diferente, a primeira de todas ‘Eu Nua’ me pareceu estar lendo mais o diário de uma pessoa desconhecida do que propriamente uma biografia de uma artista conhecida. Já no segundo livro ‘Minha Jornada Interior’ ficou mais focado nas descobertas e benefícios do Budismo em sua vida, já senti uma certa leveza na escrita. 'Meus Passos em Busca da Paz' uma continuação do anterior só que de maneira suave, percebe-se que a atriz alcançou o ponto de equilíbrio. E por fim o derradeiro livro 'Vazios e Plenitudes - Reflexões e Memórias’, senti uma certa tristeza ao analisar o que passa na cabeça e corpo de uma senhora de 80 anos.

 Foi uma leitura rápido e fácil, mas de grande profundidade, fazendo lembrar os escritos da grande escritora Clarice Lispector. Despir a alma sem medo e de maneira como está no livro chega a ser desesperador ver uma pessoa forte mostrar as preocupações que passa na cabeça e alma e as limitações do corpo de quem já não é mais jovem.

Ao ver a notícia da morte da atriz senti a mesma tristeza ao saber da morte de um parente próximo mesmo sem nunca tê-la visto pessoalmente, conhecendo-a somente através de sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário