domingo, 26 de junho de 2011
Amigo Personagem
Quando li "Feliz ano Velho", do Marcelo Rubens Paiva, que havia comprado em uma Sebo, era uma edição que não havia a foto do autor. Durante a leitura do livro gostei tanto da história que imaginei o personagem igual ao autor, como veria depois em uma revista.
Não foi a única vez que fiquei amigo do personagem do livro que estou lendo, aconteceu outras vezes. Carlos Lodi, também se tornou meu amigão durante a leitura de suas reminiscências, fato que já narrei em outra cronica.
Agora estou lendo as melhores histórias de Fernando Sabino e já me tornei amigo dele também, a cada história é como se fossemos amigos de infancia. Durante suas histórias, ele cita um personagem que nunca li nada dele, mas que o conheço através do meu escritor favorito, Nelson Rodrigues, é o nada menos que o jornlista Otto Lara Resende, não sei se era um gênio como o Nelson e o Sabino assim o classifica, me parece pelo menos que era uma pessoa inteligente e divertida de ter por perto.
Ainda não tive coragem de ler nenhum texto dele, medo de não ver nenhum ser tão genial ou simplismente não gostar e pronto.
Graciliano Ramos, Jorge Amado, João Guimarães Rosa e Ubaldo Ribeiro são escritores geniais que não me tornei amigo de nenhum dos personagens deles, sendo que tanto a narrativa como os personagens considero de uma maestria sem igual, talvez falte neles a simplicidade dos marinheiros de primeira viagem ou a naturalidade de abordar temas do cotidiano de uma maneira simples, rápida e objetiva, como um bom jornalista sabe fazer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário