Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CONHECENDO NOVOS ESCRITORES


Já escrevi que não fui um bom escritor nos velhos tempos de colégio, também os temas não era nada agradável, escrever sobre as férias, primavera, ou qualquer outra nulidade me deixava de cabelo em pé, sem contar com os erros de português que persistem até hoje.
Já ler não, sempre foi um prazer, li dos clássicos aos poucos recomendáveis, e como leitor acabei adquirindo o habito de ir aos sebos para garimpar livros fora de catálogo, encontrei livros muitos bons. Um desses que encontrei por acaso, foi de um escritor não conhecido do grande público, o que é uma pena!, pois escreve muito bem, o Sr. Carlos Lodi. "Campinas, São Gotardo e muitas Histórias" é de uma graça, que só 'os marinheiros de primeira viagem' possui, a leveza do texto, a familiaridade como descreve os 'causos' é de uma beleza pura e madura.
Com tantos anos de leitura, acabei criando 'olho clínico' para o que é bom e o que é ruim, e textos bons são aqueles que quando terminamos de ler fica o gostinho de quero mais, e os livros do Sr. Carlos Lodi é assim, 'livre, leve e solto', sem compromisso com a estética dos textos complicados, que geralmente são valorizados como sendo o ápice da intelectualidade.
Agora, estou lendo outro livro dele, "Reminiscências - crônicas manauenses", um encanto, bem mais pessoal, onde relembra amigos, volta a contar 'causos' de família e muitas lembranças, resgatando um pedaço do Brasil, que agora não pertence somente a ele, agora a todos que tem o prazer e previlégio de ler os livros.
Mas, como tudo que é bom tem prazo de validade, 'livros tem páginas de validade', depois que chegamos a última página nos resta procurar novos Carlos Lodi, em sebos, livrarias, bibliotecas, para descobrir novas páginas de bons textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário