quarta-feira, 14 de abril de 2010
O QUE VOCÊ DIZ É VERDADE?
Gostaria realmente de saber quem é idiota o suficiente de ser réu confesso nos dias atuais?
Creio que somente os muito idiotas, ou se for inegavelmente inegável, mesmo assim negar é o caminho mais seguro, por exemplo os Nardoni, se eles confessam o crime será sujeito a pena que cabe, mas ao contrário vai recorrer sempre negando a autoria, nisto vai conquistando os à favor e os contras, ou seja, a dúvida é uma das melhores coisas que existe.
Livros, filmes, contos se baseiam nisso, que o diga o velho e bom Machado de Assis, assim nasceu o grande clássico da literatura “Dom Casmurro”, que é permeado pela dúvida do início ao fim e é cantado e prosado mais de 100 anos depois de sua publicação.
Um conto do Machado de Assis, “Suje-se gordo”, além da dúvida fala a respeito de negar até o fim, outro escritor brasileiro Nelson Rodrigues dizia que o 'homem até de cuecas, ainda tem uma explicação”, ou seja, negar gera dúvida, e assim gera impunidade.
Não escrevo isso para provar que conheço os autores brasileiros e tão pouco que estou à par dos noticiários atuais, nada disso, o fato é que aconteceu um fato pitoresco no local de trabalho,uma falsificação aparentemente sem importância, mas que por trás existia um contrato. Começou caça as bruxas, não preciso nem dizer que a situação ficou tensa e muito menos que a ética foi jogada pela janela. Em busca da verdade foi utilizado o terror psicológico, qual trabalhador não tem medo de ficar desempregado, sutilmente foi sugerido a delação, e como nenhuma dessas artimanhas psicológicas surgiram efeitos foi apelado para auto-delação, também não surtiu efeito. Nada adiantou prometer que nada iria acontecer, pois com certeza a falsificação teria uma explicação plausível ou no mínimo inocente, e tudo seria resolvendo apesar do mal que havia causado, serviria de lição para evitar erros futuros(?).
Não acredito em nada disso, como alguém que não teve um mínimo de pudor para falsificar, seja lá qual for o motivo, vai ter consciência em se auto delatar, só porque outras pessoas sairiam prejudicadas?, pouco provável.
E além do mais, cedo ou mais tarde será demitida, e antes o respeito dos colegas deixaria de existir, e qualquer erro seria o primeiro a ser apontado, sem contar que qualquer promoção seria preterido, ou seja sua permanência no local de trabalho seria inviável.
O que mais me espanta é ainda terem pessoas que acreditam na inocência e bom caráter alheio, pelo visto não tem o habito da leitura e não conhece uma frase do Machado de Assis “Mais forte que o amor materno, é o amor próprio”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário